Como evitar varizes? É possível?

Varizes são dilatações e deformações das veias que ocorrem geralmente por fraqueza muscular, além de outros motivos. O sangue ao percorrer nosso corpo (bombeado pelo coração) fica acumulado provocando dilatação dos vasos, inchaço e a formação de varizes.

As varizes, inicialmente, se apresentam de cor avermelhada (os vasinhos) e passam a cor azulada e salientes num estágio mais avançado. Os locais do corpo mais afetados pelas varizes são os membros inferiores.

Podem ter origem hereditária e também é bem mais comum nas mulheres.

Afinal, como evitar as varizes

Como em todas as questões de saúde, o melhor é evitar. Mudanças de alguns hábitos na sua rotina, podem ser de grande ajuda.

  • Atividade física

Movimentar nosso corpo é recomendado para evitar várias doenças.

Artigo Recomendado: Varizero Vende em Farmácia ?

Atividades físicas simples como correr ou caminhar ajudam a fortalecer a musculatura evitando que o sangue se acumule durante sua circulação. Além disto baixam a pressão arterial facilitando o trabalho do sistema circulatório.

  • Alimentação

Indispensável dizer que a alimentação é a base da nossa saúde. Uma alimentação saudável pode evitar vários problemas de saúde.

Evite excesso de açúcar, sal e gordura pois são estes os causadores das inflamações e também do enfraquecimento dos vasos sanguíneos.

  • Excesso de peso

Procure se manter no peso ideal. O excesso de peso sobrecarrega os membros inferiores aumentando a pressão do sistema circulatório.

Sobrecarrega também o coração que precisa mais força para impulsionar o sangue para o corpo todo.

Dificultando a circulação é quase certo o surgimento das varizes.

  • Cigarro

Se você fuma, deixe de fumar o quanto antes pois o cigarro não prejudica somente o pulmão.

Entre as milhares de substâncias que contém o cigarro existe a nicotina que otimiza a viscosidade do sangue, tornando-o mais espesso. Com isto dificulta o trabalho da circulação (mais trabalho para o coração), propiciando o surgimento de varizes.

  • Anticoncepcionais

Nem sempre é possível, mas se for, evite o uso prolongado de anticoncepcionais, pois eles possuem altas doses de progesterona e estrógeno. Estes hormônios são responsáveis por dilatação e enfraquecimento de vasos sanguíneos.

  • Levantar as pernas

Esta prática pode trazer ótimos resultados. Levante as pernas acima da altura do coração por 15 minutos diariamente. Esta simples posição vai reduzir a pressão das pernas facilitando a circulação.

  • Mudar de posição

Evite ficar muitas horas na mesma posição.

Muitas pessoas não se movimentam em função do trabalho, mesmo assim procure mudar a posição ou pelo menos levantar-se (se você fica muito tempo sentada) e fazer uma caminhada, por menor que seja.